Livro (PDF): A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia (2022)

  • Leia um Trecho Grátis
  • Versão em PDF para Download
  • Reviews dos Leitores
  • Onde comprar? Quanto custa?
  • Vale a pena comprar um Kindle da Amazon?
  • Como funciona a assinatura do Kindle Unlimited
  • Download grátis em PDF, comprar o livro impresso ou ler no kindle? (vantagens e desvantagens)
  • Diferenças entre MOBI, PDF, RTF e EPUB
  • O que são livros de domínio público?
  • É crime baixar livros em PDF?

O livro A Geografia Física: teoria e prática no ensino de Geografia convida os leitores a dialogarem com vários temas relacionados à Geografia Física e áreas correlatadas, em especial a climatologia, Geomorfologia, Pedologia, Geografia Marinha, Geoprocessamento, Cartografia, a relação sociedade e natureza e seus conflitos. Nesse diálogo, a perspectiva prática fica evidenciada por meio de reflexões dessa natureza realizadas sobre o tema pelos autores, que salientam o trabalho realizado no ensino desse assunto para os cursos de licenciatura em Geografia e nas escolas. São diversos autores, com experiências diferentes e de diversas instituições do Rio de Janeiro, que convidam a viajar nessa temática e iniciar um debate sobre o ensino da Geografia Física. A obra é coletiva, sendo concebida a partir de interesses e necessidades demonstrados pelos participantes de um curso de extensão, e foi construída com o intuito de discutir os conteúdos curriculares da Geografia que normalmente são esquecidos ou abandonados no cotidiano escolar. É uma área considerada carente de materiais/recursos/ideias que possam auxiliar no processo de aprendizagem real e que fujam das abordagens tradicionais. Espera-se que este livro possa contribuir para o desenvolvimento das práticas cotidianas escolares e que auxilie a (re)pensar essas práticas, servindo como subsídio para o processo ensino/aprendizado e relacionando-se aos conteúdos oficiais dos programas pedagógicos curriculares.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF do livro A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia

Ver avaliações

(Video) Didática e Prática do Ensino da Geografia.Completo

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:

VALE A PENA COMPRAR UM KINDLE DA AMAZON?

Se você é um leitor constante de livros e preza pela praticidade e mobilidade, além de economia e diversidade, o Kindle é perfeito para você!

Dentre as vantagens que o Kindle oferece, podemos apontar o valor dos livros, que são consideravelmente mais baratos que as versões físicas, além de ser possível encontrar alguns títulos totalmente gratuitos.

Outra importante vantagem é seu poder de armazenamento, que permite que você tenha ao alcance da sua mão de 1400 a 3000 livros de uma só vez.

Seu tamanho compacto garante mobilidade, podendo ser levado em sua bolsa ou mochila para qualquer lugar.Através de seu Kindle, você poderá ter acesso ao trecho de A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia grátis!

COMO FUNCIONA A ASSINATURA DO KINDLE UNLIMITED

Kindle Unlimited é o serviço de assinatura da Amazon para leitores, com ela você terá acesso a mais de um milhão de títulos literários na palma de sua mão!

A grande vantagem de ser um assinante é que você poderá “pegar emprestado” 10 títulos elegíveis do Kindle Unlimited de uma vez, sem data limite para retorno. Ou seja, você poderá ler online A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia sem prazo para devolução!

(Video) Como passar de uma NOTA 7 para um 10 | SejaUmEstudanteMelhor

A melhor parte é que você não precisa ter um aparelho Kindle para utilizar os serviços dessa assinatura, uma alternativa para usufruir de todos esses benefícios é instalar o aplicativo Kindle Reading em um smartphone ou tablet, ele é gratuito!

FAZER DOWNLOAD GRÁTIS, COMPRAR O LIVRO FÍSICO OU LER NO KINDLE? (VANTAGENS E DESVANTAGENS)

O avanço das plataformas digitais nos ajudaram a criar mobilidade e praticidade também para o setor literário.

Ter um Kindle significa que você poderá ter uma infinidade de títulos de forma compacta, na palma da sua mão, em qualquer lugar do mundo. Seja no metrô, em uma sala de espera, ou no conforto de sua casa, você terá o poder de escolher entre milhares de livros, não precisando se limitar apenas ao que você está lendo no momento.

Outra grande vantagem dos títulos digitais são os valores, seja assinando o Kindle Unlimited ou comprando um título separadamente, você terá uma economia considerável se comparado com os títulos físicos.

Ter o livro físico é de extremo prazer para os leitores mais conservadores, o sentimento de nostalgia, o cheiro e o folhear das páginas traz uma experiência agradável e única, que o digital ainda não proporciona.

Porém, são menos práticos e compactos, o que pode ser tornar uma limitação para quem os lê fora de casa, por exemplo, já que apenas um título poderá ser levado em sua bolsa.

Outra desvantagem são os valores investidos, enquanto a assinatura de um Kindle Unlimited custa R$19,90 por mês, um único livro físico custa em torno de R$30.

Já o download grátis de livros, apesar de super econômico e atrativo, é extremamente limitante, já que você terá uma cartela muito menor de títulos para leitura a sua disposição, dependendo ainda da liberação dos direitos autorais pelo autor da obra.

Mas se torna uma ótima opção para ler prévias ou trechos disponibilizados pelo autor ou editora, como por exemplo o trecho de A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia que você pode fazer o download de forma gratuita clicando no botão abaixo!

(Video) Metodologia de História e Geografia | DCNs, PCNs e BNCC

DIFERENÇAS ENTRE MOBI, PDF, RTF E EPUB

Com tantas opções de formatos digitais, podemos ficar confusos na hora da escolha ideal. Entenda as diferenças entre MOBI, PDF, RTF E EPUB:

Mobi, ou Mobipocket, é um formato pertencente à Amazon, perfeito para o leitor que adora fazer anotações sobre o livro durante a leitura, já que esse formato permite adicionar páginas em branco ou anotar nas próprias páginas de livro digital.

Esse formato pode ser lido apenas no dispositivo Kindle.

PDF, apesar de ser o mais conhecido e permitir uma leitura fácil, não é o formato mais adequado para os leitores.

Como o formato é um “coringa”, muito usado para documentos em geral, sua maior vantagem é o design da página, e não a legibilidade do texto em si, o que dificulta a fluidez da leitura. Além de não permitir edições e anotações, o que para muitos se torna algo limitante.

Mas não é de todo ruim, já que para leituras de infográficos ou HQ 's, continua sendo uma boa opção. Isso porque a qualidade oferecida para imagens e o controle máximo de onde cada figura estará posicionada favorece a leitura desse tipo de obra.

ePUB, sigla para Electronic Publication (Publicação Eletrônica), é um formato mais adequado para leitores de livros.

Super responsivo, foi projetado para se adaptar a tela em que o texto está sendo lido. Uma vantagem desse formato é poder dar zoom sem perder a qualidade e formatação das palavras.

RTF, sigla para Rich Text Format (RTF), ou Formato Rico de Texto, é um tipo de documento desenvolvido pela Microsoft, que devido à sua simplicidade, é aceito pela maioria dos processadores de texto para leitura e também edição.

(Video) AS GEOTECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Esse é um formato aceito pelo Kindle, caso você queira enviar um documento para ler em seu aparelho.

O QUE SÃO LIVROS DE DOMÍNIO PÚBLICO?

Livros de domínio público são obras sobre as quais não incidem mais os direitos patrimoniais de seus autores, em outras palavras, são livros que podem ser reproduzidos livremente, mesmo com fins lucrativos, sem que haja a necessidade de pedir autorização previamente.

Existem algumas formas de um livro se tornar domínio público. Em específico no Brasil, os direitos de autor duram setenta anos, que começam a ser contados a partir de 1 de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Outra forma de tornar uma obra domínio público é quando o autor da obra falece e não deixa sucessores. Ainda há um terceiro caso, que ocorre quando o autor é desconhecido.

Apesar de raro, há ainda a possibilidade do autor abrir mão de determinados Direitos Autorais, favorecendo a leitura gratuita de certas obras literárias.

Aproveite o trecho de A Geografia Física: Teoria e Prática no Ensino de Geografia disponibilizado pelo autor de forma gratuita para download e leitura online.

É CRIME BAIXAR LIVROS EM PDF?

Fazer download de livros em PDF tornou-se uma prática comum entre os leitores, mas se este download não obteve permissão prévia do autor, não há dúvidas que ao efetuar o download você estará violando os direitos autorais da obra.

Porém, ao observar o final do parágrafo 4º do art. 184, podemos chegar à conclusão de que a cópia de um só exemplar para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto não se constitui crime.

Livros recomendados:

  • Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus
  • O Tripuante De Aeronaves E A Radiação Ionizante
  • Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos
  • Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil
  • Matemática aplicada (Série Universitária)
  • DESCOMPLICA MONOGRAFIA
  • Curso básico de segurança em andaimes (Série Cartilhas)
  • Manejo Eficiente do Nitrogênio
  • LYM – 15 Anos de TI: Minhas experiências em 15 anos trabalhando com Tecnologia da Informação
  • Análise dos Solos – Formação, Classificação e Conservação do Meio Ambiente
  • Novo PPP e LTCAT: Aposentadoria Especial
  • Economia do Paquistão

FAQs

O que é teoria e prática em geografia? ›

A disciplina Teoria e Prática em Geografia V se refere ao trabalho com representações, que se apresenta como arcabouço necessário para o a construção da noção de espaço.

Qual é o papel da Geografia Física? ›

A Geografia Física é importante para mapear os aspectos naturais do espaço e descrever os recursos naturais presentes no planeta. A Geografia Física também tem grande importância na interpretação de fenômenos climáticos ambientais.

Qual é a relação entre Geografia Física e Geografia Humana? ›

Na geografia humana, enfoca-se nos estudos da sociedade. Desse modo, são enfatizadas questões relacionadas à transformação espaço geográfico, como o entendimento dos processos urbanos, industriais, políticos e culturais. Já na geografia física o enfoque está no estudo dos aspectos da natureza do espaço geográfico.

Qual a importância da disciplina de geografia na educação física? ›

A disciplina de Geografia é também responsável por desenvolver um saber que ampare o indivíduo em suas demandas sociais. Desde as séries iniciais a criança aprende a se localizar, porém se faz muito importante que as bases de orientação espacial sejam ensinadas de maneira adequada, e que em algumas vezes não acontece.

Qual a importância das teorias geográficas? ›

Em que os conceitos geográficos paisagem e lugar permeiam grandes debates relacionados a sociedade e a organização do espaço mundial. O lugar é o espaço vivido em que se passam as múltiplas dimensões, o trabalho, o lazer, a cultura.

Qual a Teoria da Geografia? ›

Refletir sobre a identidade do conhecimento geográfico, analisando seus limites, seus instrumentos e os seus principais debates.

Quais os 4 principais elementos geográficos da Terra? ›

Dentre esses elementos podemos citar o relevo, o clima, a água, o solo, a vegetação, a agricultura e a urbanização.

Quem criou a geografia física? ›

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

O que é geografia física e como está dividida? ›

Geografia Física: estuda a dinâmica da Terra e dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. A Geografia Física divide-se em categorias, como Climatologia, Geomorfologia, Geografia Ambiental e Hidrologia.

O que é Geografia biológica? ›

Ciência que estuda a distribuição dos seres vivos na Terra

A união entre os conhecimentos da Biologia e da Geografia possibilita o entendimento sobre o que leva determinada espécie a viver em um local específico.

Qual o papel da geografia econômica e qual sua importância? ›

A Geografia Econômica é o ramo do conhecimento responsável por compreender a lógica da produção e distribuição das atividades econômicas. Além disso, ela visa entender a influência dessas manifestações produtivas sobre o espaço geográfico e as interferências que o meio realiza sobre elas.

Como se divide o estudo da Geografia? ›

A geografia geral é dividida principalmente em dois ramos sendo eles a geografia física que aborda as questões naturais referentes ao planeta, e a geografia humana que aborda as relações sociais e o ser humano.

Qual a relação da Geografia com a educação física? ›

Tal estudo se justifica por chamar a atenção para que vejamos os espaços (sejam eles quadras, campos, piscinas, salas de lutas e danças, etc.) como dimensões pedagógicas importantes na formação global do aluno, identificando os significados destes equipamentos para o ensino da Educação Física.

Quais as ferramentas para atividades práticas na aula de Geografia? ›

As aulas de geografia podem se beneficiar com o uso de novas tecnologias. Jogos eletrônicos, pesquisa em sites de instituições, mapas virtuais, aplicativos diversificados e QR Code são algumas das ferramentas que podem ajudar a aproximar os estudantes de conceitos presentes no conteúdo da disciplina.

Onde surgiu o estudo da Geografia? ›

A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.

Qual é o objeto de estudo da Geografia? ›

Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.

Onde surgiu o conhecimento da Geografia? ›

Os primeiros registros de conhecimentos geográficos são encontrados em relatos de viajantes no século V a.C. Um conhecido exemplo de viajante daquela época foi o grego Heródoto, o pai da história. O conhecimento dos cidadãos da Grécia antiga a respeito da Terra era grandemente avançado.

Quem foi o primeiro geógrafo? ›

Humboldt e Ritter são considerados os primeiros estudiosos da Geografia constituída como ciência. Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido.

Quais são as fases da Geografia? ›

No Ocidente, durante os séculos XIX e XX, a disciplina geográfica passou por quatro fases importantes: determinismo geográfico, geografia regional, revolução quantitativa e geografia radical.

Quais os principais teóricos da Geografia? ›

A partir daí, inúmeros pensadores se destacaram ao longo do pensamento geográfico, dentre eles, podemos destacar: Eliseé Reclus, Richard Hartshorne, Carl Sauer, Pierre Jorge, Yves Lacoste, Yi-Fu Tuan, Paul Claval e muitos outros.

Quem foi que descobriu o planeta Terra? ›

Terra
Planeta principal
Fotografia A Bolinha Azul obtida durante a missão Apollo 17, em 1972
Características orbitais
Semieixo maior149 598 261 km 1,00000261 UA
24 more rows

Qual é o nome da camada da Terra em que vivemos? ›

Nós vivemos no planeta Terra, em uma camada chamada “crosta terrestre”.

Qual foi o primeiro ano da Terra? ›

Detalhada
SuperéonÉonInício (Milhões de anos a.p.)
Pré-CambrianoArqueano3200
3600
4000
Hadeano4570
8 more rows

Quais são os principais elementos da geografia? ›

Ela é formada por elementos naturais e sociais, também chamados de elementos culturais e construídos. Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

Como aprender geografia física? ›

Dê atenção especial aos mapas

Inclusive, muitas universidades que possuem vestibular próprio, como algumas do sul do país, costumam cobrar questões bastante específicas da geografia física e de seus relevos. Por isso, se você possui uma aprendizagem mais visual, estudar por meio de mapas é uma ótima pedida.

Qual é o tema que não é estudado pela geografia física? ›

Questão 1. A geografia física é a área da Geografia que estuda temas relacionados às quatro esferas do planeta Terra. A única alternativa que não representa uma esfera da Terra, portanto não está ligada à geografia física, é: a) atmosfera.

Quais são os elementos físicos? ›

Fogo, terra, água e ar. Os filósofos gregos do século 6 a.C. acreditavam que esses 4 elementos formavam tudo o que existe. E eles não estavam tão errados assim.

Porque o solo é um dos fatores do clima? ›

Isso ocorre porque o solo costuma se aquecer ou se resfriar mais rapidamente do que a água, o que acarreta uma maior amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura) ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões litorâneas.

O que são os fatores geográficos? ›

Fatores Geográficos: a paisagem é afetada tanto pela fatores bióticos e abióticos, que são considerados geográficosfatores abióticos de origem exógena, tais como relevo, solo, clima e corpos d'água. O clima, com elementos como pressão, temperatura, ventos.

O que diz a Lei de Buffon? ›

Ao notar a exclusividade de espécies do Velho Mundo, Conde de Buffon formulou o primeiro princípio biogeográfico, que ficou conhecido como “Lei de Buffon”, segundo o qual postulava que as diferentes regiões da Terra, apesar de compartilhar condições, eram habitadas por diferentes espécies de plantas e animais.

Quais são os grandes campos de estudo da biogeografia? ›

A Biogeografia pode apresentar uma divisão básica relacionada ao tipo de ser vivo estudado: a Fitogeografia estuda a distribuição espacial das plantas ou da flora e suas correlações (FERNANDES, 2002); e, a Zoogeografia, a distribuição espacial dos animais ou da fauna (MÜLLER, 1974).

O que é a Geografia em geral? ›

A Geografia Geral abarca os temas relacionados com a interação entre a sociedade e a natureza e a transformação do espaço por meio do trabalho humano. A Geografia enquanto ciência é uma ferramenta para a análise e produção do espaço geográfico.

Qual é a importância da geografia para a sociedade? ›

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Como a geografia do nosso país afeta seu desenvolvimento econômico? ›

Fatores como o clima, questões político-sociais e a geologia, por exemplo, impactam a economia de uma região afetando significativamente a produtividade, seja por meio da viabilidade ou não dos recursos naturais, como nas resoluções ligadas à economia.

Quais as principais atividades econômicas que transformam o espaço geográfico? ›

As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades. Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes.

Quais são os principais ramos da geografia física? ›

A Geografia Física aborda temas que se aglutinam, geralmente, em torno de quatro temas: a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera. Para isso, mantém diretas relações com inúmeras outras áreas do conhecimento, como a Geologia e a Biologia.

Quais são os três períodos em que a Geografia e dividida? ›

As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.

Qual a ciência responsável em elaborar mapas? ›

1) Cartografia é a ciência responsável pela elaboração de mapas.

Que metodologias podem ser utilizadas no ensino de Geografia? ›

Foram utilizados os seguintes métodos: Levantamento bibliográfico em artigos, livros, monografias, dissertações e teses, que deram sustentação teórica para a temática proposta; coleta de dados: nessa etapa foi realizado o trabalho de campo, ou seja, a partir de uma investigação, por meio de aplicação de questionários, ...

Como trabalhar Geografia na sala de aula? ›

Não só música mas na arte como um todo, pinturas, ensaios fotográficos, instigue os alunos a fazerem pequenas produções com temas dados em aula para assim, facilitar a compreensão do tema, principalmente aqueles que tem um conteúdo mais denso que os demais.

Qual e a maior dificuldade na disciplina de Geografia? ›

O ensino de geografia tem sido marcado por intensos debates, no processo de aprendizagem, no entanto vale ressaltar uma dessas principais dificuldades, a falta de recursos suficientes para trabalhar a geografia no ensino fundamental, a metodologia voltada as novas tecnologias e a qualificação do Profissional para atuar ...

O que o professor precisa ter em mente para ensinar bem a Geografia? ›

Ao planejar aula o professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como quadro o álbum seriado, filme, mapas, gráficos, painel, revistas, slides e transparências, com o objetivo do aluno assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim seu conhecimento geográfico.

O que é a metodologia de ensino da Geografia? ›

Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico.

O que fazer para ser um bom professor de Geografia? ›

Nesse sentido, é impossível um professor de Geografia não desenvolver uma postura crítica pois, na sua formação, o tempo todo é confrontado com diferentes visões e diferentes perpectivas de compreensão do mundo. Esse é outro aspecto que considero fundamental na construção da identidade docente de Geografia.

Quais são as principais teorias demográficas? ›

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, reformismo, neomalthusianismo e transição demográfica.

Quais são as teorias demográficas existentes e o que cada uma delas defende? ›

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração.

Qual a importância da geografia para a compreensão do mundo? ›

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Quem foi o autor da teoria reformista? ›

As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...

Quais são as 4 fases do crescimento populacional? ›

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!
  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.
5 Jul 2020

Quais as três teorias da população? ›

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

Quem criou a teoria Neomalthusiana? ›

A teoria populacional neomalthusiana, ou neomalthusianismo, é uma teoria demográfica contemporânea adaptada da teoria desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736-1834). Segundo ela, é necessário haver um controle de natalidade nos países mais pobres para que possa haver uma maior qualidade de vida.

Qual e a diferença entre a Teoria Malthusiana e a Neomalthusiana? ›

A teoria Malthusiana defendia esse controle por meio de técnicas mais ideológicas como pregar a abstinência sexual e o casamento tardio. Já a teoria Neomalthusiana incentivava o uso de métodos contraceptivos e o controle do crescimento populacional com influência do Estado.

Quem criou a teoria da transição demográfica? ›

A teoria da Transição Demográfica foi criada pelo americano Warren Thompson no fim da década de 1920, com o objetivo de contestar a Teoria Demográfica Malthusiana.

Onde surgiu o estudo da Geografia? ›

A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.

Onde surgiu o conhecimento da Geografia? ›

Os primeiros registros de conhecimentos geográficos são encontrados em relatos de viajantes no século V a.C. Um conhecido exemplo de viajante daquela época foi o grego Heródoto, o pai da história. O conhecimento dos cidadãos da Grécia antiga a respeito da Terra era grandemente avançado.

Quais são os principais conceitos da Geografia? ›

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Videos

1. A BNCC na prática #5 - Geografia - Fernando Solano
(Editora Moderna)
2. Live 1 - Geografia Física - Módulo 54/2020
(Geografia Unicesumar)
3. Geografia física - Aula 1: Cosmologia
(Cursinho Popular Antonieta de Barros)
4. Ensino de Geografia - EaD UFRN (Aula 2 - Epistemologia da Geografia e do Ensino de Geografia)
(Raimundo Nonato Junior)
5. Dica Imbatível PM BA #16 - Geografia do Brasil - Matriz Energética Brasileira - Pinon
(Loja do Concurseiro)
6. A leitura de mundo da Geografia e do geógrafo - Prof. Ruy Moreira
(Geografia CCM)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Carmelo Roob

Last Updated: 12/20/2022

Views: 5715

Rating: 4.4 / 5 (45 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Carmelo Roob

Birthday: 1995-01-09

Address: Apt. 915 481 Sipes Cliff, New Gonzalobury, CO 80176

Phone: +6773780339780

Job: Sales Executive

Hobby: Gaming, Jogging, Rugby, Video gaming, Handball, Ice skating, Web surfing

Introduction: My name is Carmelo Roob, I am a modern, handsome, delightful, comfortable, attractive, vast, good person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.