Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (2022)

A Venezuela é um país situado no continente americano (especificamente no subcontinente América do Sul) constituído em sua maior parte por áreas continentais e também por ilhas pequenas, situadas no Mar do Caribe. São pertencentes ao país as ilhas de Las Aves, Los Roques, Orchila, Blanquilla, Los Hermanos e a ilha Margarita.

A Venezuela faz fronteira, à leste, com a Guiana, ao sul, com o Brasil e, à oeste, com a Colômbia. O país é considerado rico em biodiversidade e em recursos naturais, conhecido principalmente por suas reservas de petróleo.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Dados
  • 2 - Características gerais→ História→ Principais cidades→ Demografia→ Religião→ Clima→ Hidrografia→ Vegetação→ Fauna e flora→ Relevo→ Política→ EconomiaMapa da Venezuela
  • 3 - Crise política e econômica na Venezuela

Dados

País

Venezuela — oficialmente: República Bolivariana da Venezuela.

Capital

Caracas

Língua oficial

Espanhol

Governo

República Presidencialista

Presidente

Atualmente, a Venezuela vive uma crise presidencial, na qual a legitimidade do cargo está sob questionamento, e esse está sendo disputado por Nicolás Maduro e Juan Guaidó.

Vice-presidente

(Video) Crises migratórias no Brasil - Brasil Escola

Delcy Rodriguez

Independência

Colonizado pelo Império Espanhol.
Declarada em 5 de julho de 1811 e reconhecida em 30 de março de 1845.

Área

916 445 km2, sendo 0,3% constituída por água

População

31.977.065 habitantes

Moeda

Bolívar soberano

Produto Interno Bruto

Total: US$ 320 bilhões, segundo Fundo Monetário Internacional
Per capita: US$ 3.300, segundo Fundo Monetário Internacional

IDH

0,761 - posição 78º

Fuso horário

(Video) Aula 7 - Geografia Sociopolítica - Crise Econômica e Social na Venezuela

UTC-4


Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (1)
A Venezuela localiza-se no continente americano, no subcontinente América do Sul.

Características gerais

História

A Venezuela foi colonizada pelo Império Espanhol. Anteriormente à chegada dos exploradores, o território venezuelano era habitado por diversos povos. Em 1498, Cristóvão Colombo chegou à costa venezuelana e, em 1530, os espanhóis começaram o período de colonização. Em 1808, iniciaram-se os movimentos para libertação das colônias exploradas pela Espanha. Após anos de resistência, os venezuelanos tornaram-se independentes em 1811.

Principais cidades

Caracas, capital da Venezuela, é a maior cidade do país e a que possui maior concentração de habitantes. São também importantes cidades no país: Maracay, Valência, Mérida e Ciudad Guayana.

Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (2)
Caracas é a maior cidade da Venezuela e a que possui maior concentração populacional.

Demografia

A população venezuelana é bastante miscigenada. A colonização possibilitou a mistura de povos ameríndios, africanos e europeus. O povo venezuelano tem como língua oficial o Espanhol, e também alguns habitantes falam línguas indígenas.

A densidade demográfica da Venezuela é de 33 habitantes por km2. É um dos países mais urbanizados da América Latina. Aproximadamente 85% da população vive em áreas urbanizadas, e a maior parte da população concentra-se ao norte do país. As cidades mais populosas são:

• Caracas: 5.298.364 habitantes

• Maracaibo: 2.450.599 habitantes

• Valência: 2.044.323 habitantes

É válido ressaltar que a Venezuela apresenta um dos maiores índices de violência urbana do mundo. Um estudo das Nações Unidas, por meio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, divulgou que a taxa de homicídios do país era de 79 por 100.000 habitantes em 2013, uma das mais elevadas do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Video) Ucrânia - Brasil Escola

Religião

A religião predominante na Venezuela é o catolicismo romano, abrangendo cerca de 85,7% da população. A segunda religião com mais seguidores é o protestantismo, com um total de 12% da população. Em seguida, há um pequeno grupo de judeus e muçulmanos.

Clima

O clima na Venezuela varia com a altitude. O clima predominante é o tropical, com temperaturas entre 24 ºC e 36 ºC, marcado com variações nos períodos de chuva. Nas regiões montanhosas, as temperaturas caem drasticamente, podendo chegar a 8ºC, o que é característico de zonas temperadas. Acima dos dois mil metros de altitude, as temperaturas podem ser negativas. As precipitações anuais variam entre 430 mm e 1000 mm. Normalmente, chove mais nos meses entre junho e outubro.

Hidrografia

Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (3)
O Orinoco é o principal rio do território venezuelano.

O principal rio do país responsável pela drenagem do sistema hidrográfico é o rio Orinoco. Este tem sua nascente em Parima, próximo à fronteira com o Brasil. Possui inúmeros afluentes, como os rios Caroní, Cassiquiare e Apure. No país há duas grandes bacias: a Bacia do Atlântico e a Bacia do Caribe.

Vegetação

A Venezuela tem quase metade do seu território coberto por florestas úmidas e de folhagem larga. O país é considerado um dos dezessete países megadiversos (grupo de países que concentram uma grande biodiversidade). Apresenta florestas tropicais de baixa altitude, cerrados e florestas de mangues. Nas regiões das costas, é possível encontrar espécies de palmeiras, e, já nas regiões mais áridas, concentram-se as cactáceas.

Leia também: Tipos de vegetação

Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (4)
No litoral da Venezuela, é possível encontrar espécies de palmeiras.

Fauna e flora

A Venezuela possui grande biodiversidade tanto na fauna quanto na flora. A fauna é representada por espécies, como o peixe-boi, o boto-cor-de-rosa e o crocodilo-do-orinoco. Há, na Venezuela, cerca de 1.417 aves, como o íbis e o turpial. Muitas espécies são endêmicas (existem apenas naquele local).

A flora é representada especialmente pelo ipê-amarelo. Além disso, o país possui cerca de 25.000 espécies de orquídeas. Aproximadamente, 38% das 21.000 espécies de plantas encontradas na Venezuela são endêmicas, isto é, exclusivas do território venezuelano.

Relevo

O relevo da Venezuela pode dividir-se em três principais regiões: os altos relevos, as planícies e o maciço das Guianas. A primeira é a região dos altos relevos, com destaque para a Cordilheira dos Andes. Na região Sul, encontram-se as planícies, conhecidas como região dos Llanos. Já a região do maciço das Guianas apresenta altitude média de 400 metros. Nessa região, há também elevações importantes, como os montes Roraima e Guanay Guaca.

Política

A Venezuela configura uma República Presidencialista baseada na Constituição de 1999. Os estados possuem seus próprios governadores, sendo eleitos por um período de quatro anos. Os principais partidos políticos são a Acción Democrática, o Partido Social Cristiano e o Partido Socialista Unido de Venezuela.

Historicamente, a Venezuela viveu inúmeras crises políticas e algumas tentativas de golpes. Atualmente, o país vive um intenso cenário de crise política, em que o cargo do presidente, ocupado por Nicolás Maduro, é questionado pela comunidade internacional.

Saiba mais: Entrada da Venezuela no Mercosul

(Video) X da Atualidade 2018 - Imigração Venezuelana

Economia

A Venezuela possui uma economia mista baseada no mercado do petróleo. O país possui a gasolina mais barata do mundo. Isso é possível porque a gasolina que chega ao consumidor é subsidiada pelo governo. A Venezuela é um dos principais exportadores de petróleo do mundo.

O setor industrial representa cerca de 17% do PIB, e o setor agrário representa cerca de 3%. O país exporta produtos, como arroz, milho, frutas e carnes bovinas, contudo, não é autossuficiente nesse setor.

Saiba também: Quais são os setores da economia?

Mapa da Venezuela

Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (5)
A Venezuela é um país de pouca extensão territorial, fronteiriço com outros países e com o oceano.

Crise política e econômica na Venezuela

A crise vivida na Venezuela possui motivações políticas e econômicas e vem sendo intensamente noticiada em inúmeros veículos de informação. Essa dramática crise de viés humanitário iniciou-se, em 2013, com a morte do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Chávez foi sucedido pelo atual presidente, Nicolás Maduro. Maduro pretendia manter uma política semelhante à de Chávez, contudo, o cenário encontrado no país apresentava uma realidade distinta da vivida pelo seu antecessor.

Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (6)
Nicolás Maduro é o atual presidente da Venezuela, contudo seu cargo tem sido questionado e não reconhecido por alguns países.*

A Venezuela, nesse período de transição entre governos, apresentava altos índices de inflação, ultrapassando 800% ao ano. Os preços dos barris de petróleo estavam bem acima da média. Os mercados passaram a vender produtos básicos a preços exorbitantes, e a população passou a viver dias de pesadelo.

A instabilidade vivida no governo de Maduro associada ao forte autoritarismo, o descontentamento da população, a falta de insumos básicos para a sobrevivência, o número elevado de desempregados e a miséria instaurada fizeram com que a Venezuela entrasse em colapso socioeconômico.

A população passou a protestar, muitas vezes violentamente, resultando em mortes. A crise política agravou-se após uma eleição controversa que reelegeu Maduro novamente ao cargo da presidência. Contudo, alguns países, como Estados Unidos, México e Brasil, não reconheceram seu sucesso, acusando-o então de totalitarismo.

Leia também: Crise na economia e política da Venezuela

Venezuela: dados, características e crise política e econômica - Brasil Escola (7)
A população venezuelana tem organizado inúmeros protestos contra o atual governo, acusando-o de autoritarismo.**

O que antes já estava ruim, piorou. Segundo o FMI (Fundo Monetário Interncional) a inflação em 2018 chegou a 1.000.000%.A crise agravou-se ainda mais, os venezuelanos passaram a viver em condições miseráveis, e muitos optaram por deixar o país em busca de melhores condições de vida. Um dos principais destinos é o Brasil.

Leia mais: Imigração venezuelana para o Brasil

(Video) Mercosul - Brasil Escola

Atualmente, há uma intensa discussão em relação à legitimidade do cargo de presidente. Alguns países, como o Brasil e os Estados Unidos, não reconhecem o atual governo e apontam Juan Guaidó (que se declarou presidente interino) como novo líder do país. Outros países, como a Rússia e a China, posicionam-se a favor de Maduro.


________________
* Créditos de imagem: Marcos Salgado / Shutterstock
** Créditos de imagem: sebastorg /
Shutterstock

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

A resposta para o questionamento "o que é ser liberal?" depende de quando, de onde e para quem a pergunta foi feita. Uma pessoa que se diz liberal pode ser de esquerda, de direita, de centro, democrata, autoritária, pro

Isso porque Tocqueville enxergava o governo popular como uma ameaça (numa espécie de tirania da maioria contra a minoria) e a expansão dos direitos sociais (como o direito ao trabalho) como uma usurpação da verdadeira liberdade ao desembocar no socialismo (e por extensão, em sua visão, em uma nova forma de servidão).. "Quando se falava de liberalismo nesses países, falava-se necessariamente da defesa das liberdades individuais e políticas, e de uma defesa desconfiada de um governo representativo, que deveria ser também moderado porque senão poderia resultar em tirania.. Em sua tese de doutorado na Unicamp sobre o neoliberalismo e os institutos liberais no Brasil pós-redemocratização, a cientista social e escritora brasileira Denise Barbosa Gros explica que o neoliberalismo, em resumo, consiste em "legitimar, teoricamente, um conjunto de mudanças na forma de gerir a economia e a sociedade, dentre as quais é central a diminuição do papel que o Estado desempenha num modelo econômico que permite maior integração dos países ao processo de globalização financeira, dos mercados e da produção".. Com o objetivo de reerguer a economia britânica e modernizar o conservadorismo, Thatcher substituiu todo o aparato de bem-estar e proteção social por um programa de austeridade fiscal com enorme corte de gastos e ampla redução do tamanho do Estado por meio da venda de empresas públicas de setores como gás, energia, água e telecomunicações.. "Nessa proposta (de Rawls), a sociedade ideal é a seguinte: você não nasceu ainda, você não sabe qual vai ser a sua condição ao nascer, o nível de renda da sua família, sua família, seu gênero, a cor da sua pele, sua orientação sexual e você precisa eleger uma sociedade na qual você gostaria de nascer, considerando que tudo pode acontecer com você.. Campos justificou, por exemplo, a tomada de poder pelos militares em 1964 para a "necessária" instituição de duas ditaduras "de emergência": a ditadura para debelar a sedição (contra uma suposta ameaça comunista e o impasse institucional no governo João Goulart) e a ditadura para fazer as coisas (para garantir a adoção de medidas impopulares que dificilmente seriam aprovadas num contexto democrático com oposição livre).. "Muitos desses liberais vêm de famílias e grupamentos sociais que em algum sentido precisariam de liberdade econômica para prosperar, mas que de outro lado são ainda muito presos a uma lógica de valores tradicionais", afirma à BBC News Brasil o cientista político e professor Creomar de Souza (Fundação Dom Cabral).. Para a socióloga e pesquisadora Sabrina Fernandes (Universidade Livre de Berlim), esses eleitores de perfil liberal falam de uma perspectiva de individualidade, meritocracia, tendo em vista a diminuição da atuação do Estado.. Além disso, há críticas às alianças de liberais com autoritários e/ou conservadores (que limitam liberdades individuais ligadas ao uso de drogas e à prática de aborto, por exemplo), à promoção de uma lógica individualista e ao afastamento dos princípios políticos do Estado liberal.. Uma das principais críticas de Amaro Fleck, da UFMG, à visão não intervencionista de Hayek (disseminada entre liberais e neoliberais no Brasil) é sua crença de que "há uma causa econômica unívoca que determina a estrutura política da sociedade".

Redações Enem Nota 1000 de 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet: Projeto Agatha Redação

Por isso, torna-se necessário o debate acerca da manipulação comportamental do usuário pelo controle de dados na internet.. No que concerne ao uso da internet, a rede potencializou o fenômeno da massificação do consumo, pois permitiu, por meio da construção de um banco de dados, oferecer produtos de acordo com os interesses dos usuários.. É importante ressaltar, em primeiro plano, de que forma o controle de dados na internet permite a manipulação do comportamento dos usuários.. Desse modo, é imperiosa uma ação do MEC, que deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, orientar os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos ou por intermédio da checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico dos estudantes e, dessa forma, evitar que sejam manipulados.. Assim, faz-se pertinente debater acerca das consequências da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.. Portanto, cabe aos Estados, por meio de leis e de investimentos, com um planejamento adequado, estabelecer políticas públicas efetivas que auxiliem a população a “navegar”, de forma correta, na internet, mostrando às pessoas a relevância existente em utilizar o meio virtual racionalmente, a fim de diminuir, de maneira considerável, o consumo exacerbado, que é intensificado pela manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados.. Sob esse viés, é possível depreender que a utilização de dados dos internautas por determinados grupos empresariais constitui uma estratégia de divulgação da produtos e pensamentos conforme seus interesses.

O trabalho objetiva apresentar um panorama geral dos movimentos sociais da atualidade, com...

Nesse sentido, reflete sobre o caráter educativo de suas ações, tanto para seus participantes como para a sociedade em geral e para os órgãos públicos.. Nesse sentido, reflete sobre o caráter educativo de suas ações, tanto para seus participantes como para a sociedade em geral e para os órgãos públicos.. Nessa breve lista de movimentos sociais na América Latina da atualidade, é preciso registrar ainda a retomada do movimento estudantil, especialmente no Chile, com a Revolta dos Pinguins (Zibas, 2008), e as ocupações em universidades no Brasil, sobretudo nas públicas, em luta pela melhoria da qualidade do ensino, contra reformas da educação, atos de corrupção e desvio de verbas públicas.. A área da educação, especialmente a educação na escola básica, tem sido fonte de protestos de grandes dimensões, a exemplo do México, em 2006, na região de Oaxaca.. MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL. Articulações da educação formal com a prática da educação não formal têm sido propostas em plano e projetos e implementadas em redes públicas, a exemplo dos Centro Unificados de Educação (CEUs), da rede de ensino municipal pública da cidade de São Paulo.i| Luta dos professores e outros profissionais da educação por melhores condições salariais e de trabalho.. Eixos e tipos de lutas e movimentos na área da educação não formal. Movimientos sociales, política y estado.. Movimentos sociais.

Questões sobre Ética e Moral: Enem com Gabarito

Lista de 08 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Ética e Moral com questões do Enem.. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.. Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade.. De acordo com o texto, a ética corresponde a. valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.. Os impactos e efeitos dessa universalização, conforme Descritos no texto, podem ser analisados do ponto de vista moral, o que leva à defesa da criação de normas universais que estejam de acordo com. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos.. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.. mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva.. o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente. (Enem 2017) A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas.. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida?. Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que. o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses.

Questões sobre Escravidão e Resistência: Brasil Colônia - Para o Enem e Vestibular

Lista de 10 exercícios de História com gabarito sobre o tema Escravidão e Resistência com questões de Vestibulares.. (CESGRANRIO) No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava.. O trabalho escravo foi extinto, em todas as suas formas, com a Lei Áurea.. A escravidão de negros africanos não é a única modalidade de trabalho escravo na história do Brasil.. I, II e IV I, III e V I, IV e V II, III e IV III, IV e V. Muitos cativos, no início da escravidão, conseguiam a liberdade, após adquirirem a carta de alforria.. Ao levar em consideração as informações acima, qual das opções abaixo se refere a relação entre o tráfico atlântico e o processo de roedura?. não há, no texto de Antonil, qualquer crítica ao sistema escravista, aos castigos físicos dados aos escravos nem a sua desvalorização como ser humano.

Videos

1. Marquês de Pombal - Brasil Escola
(Brasil Escola)
2. América Latina e crise do progressismo - Juliano Medeiros e Gladstone Leonel Jr. - Aula Aberta -
(Gladstone Leonel Jr.)
3. Aula Grátis - Atualidades: Venezuela em Crise
(Me Salva! ENEM 2022)
4. Diálogos: Contexto do público-privado na Venezuela
(GPRPPE - UFRGS)
5. Como a ALEMANHA se tornou o País Mais Rico da Europa?! (Mesmo perdendo duas guerras..)
(Elementar)
6. ENEM | Atualidades | Crise na Venezuela 2018
(Monster Enem)

Latest Posts

Article information

Author: Ms. Lucile Johns

Last Updated: 09/15/2022

Views: 5267

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Ms. Lucile Johns

Birthday: 1999-11-16

Address: Suite 237 56046 Walsh Coves, West Enid, VT 46557

Phone: +59115435987187

Job: Education Supervisor

Hobby: Genealogy, Stone skipping, Skydiving, Nordic skating, Couponing, Coloring, Gardening

Introduction: My name is Ms. Lucile Johns, I am a successful, friendly, friendly, homely, adventurous, handsome, delightful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.